Últimas notícias

15/12/2017 16:11

OAB quer restringir abuso de conduções coercitivas

O jornalista Elio Gaspari criticou em sua coluna no Globo e na Folha de S.Paulo o abuso do uso das conduções coercitivas, citando como exemplo o suicídio do reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier.

“Ele não fora ouvido e não era acusado de ter desviado um só centavo (...). Luis Carlos Cancellier matou-se. Conduzido à Polícia Federal, lustrou o espetáculo, mas foi para casa. Qual a lógica de conduzir uma pessoa à delegacia, com a publicidade produzida pela autoridade coatora, em cima de um inquérito que corre em sigilo? (...) Houve intimação? Nem pensar. Se alguém acha que esse tipo de espetáculo doura a imagem dos policiais, procuradores e juízes que investigam ladroeiras, deve suspeitar que se dá o contrário: O resultado será absolutamente negativo”, escreveu Gaspari.

Leia também: Brasil é o segundo país que mais perde dinheiro com crimes cibernéticos

60% dos ataques hackers nas indústrias são por busca de propriedade intelectual, afirma pesquisa da Aon

Supremo julgou 1,35 processo por sessão em 2017

Mas conduzir pessoas para prestar depoimento, sem que antes haja intimação, virou rotina no Brasil. De acordo com O Estado de S. Paulo, as conduções coercitivas cresceram 304% desde 2014. Elas foram legalizadas em 1941, mas passaram a ser usadas sistematicamente pela Operação Lava-Jato e ganharam repercussão com o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ano passado, em São Paulo. De acordo com a revista eletrônica ConJur, já houve mais de 200 conduções coercitivas na Lava-Jato.

A banalização preocupa a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O Conselho Federal da OAB pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (12), liminar para que a medida não seja aplicada se o investigado não tiver descumprido determinação judicial.

Para a desembargadora federal Simone Schreiber (TRF-2), “a condução coercitiva é uma violência que não pode ser corrigida por habeas corpus, dada sua instantaneidade. É um ato violentíssimo e ilegal, que só tem razão de ser por sua dimensão de espetáculo. Espetáculo de humilhação da pessoa investigada. Não serve para rigorosamente mais nada, só para a Polícia Federal fazer sua propaganda institucional, mostrando sua ‘eficiência no combate ao crime’”.

A OAB já havia questionado as conduções coercitivas imotivadas em março, quando ajuizou ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF). No entanto o STF não colocou o processo em julgamento no plenário. Agora, o pedido de liminar da OAB foi feito para análise monocrática do relator da ação, ministro Gilmar Mendes.

Os advogados defendem o cumprimento do artigo 260 do Código de Processo Penal. “A condução coercitiva só deve ser utilizada após prévia intimação, em tempo razoável, e diante da resistência do intimado. Tenho grande preocupação com o aspecto de trivialidade que têm assumido as conduções coercitivas em nosso Estado Democrático de Direito”, disse o presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia. Para ele, o uso indevido da medida configura “clara violação de prerrogativas, assumindo também o contorno de constrangimento pessoal e profissional.”

A OAB quer que seja proibido o uso de conduções coercitivas para “interrogatórios, oitivas ou tomada de declarações, ou, não sendo esse o entendimento, sucessivamente, para que sejam vedadas as conduções coercitivas utilizadas como medida cautelar autônoma, sem o prévio descumprimento de comparecimento após regular notificação”.

Busca de Notícias