Últimas notícias

08/02/2018 10:49

Nova lei obriga empresas a manter sistema de compliance no DF

O governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) sancionou sem vetos a chamada “lei anticorrupção”, na sexta-feira (2). Ele obriga que empresas que fizerem negócios com a administração pública tenham um programa de integridade interno, conhecido como sistema de compliance.

De acordo com o texto, a intenção é “proteger a administração pública de atos lesivos que resultem em prejuízos financeiros causados por irregularidades, desvios de ética e de conduta”. Também tem como objetivo promover maior transparência em contratos.

O Fragoso Advogados oferece o serviço de criminal compliance.

Leia também: Em 2017, 51% das decisões de mérito do STF foram monocráticas

Para executivos, maior ameaça dos ataques cibernéticos é a quebra de privacidade dos clientes

Falta de estrutura do Judiciário é o principal gargalo da advocacia

A exigência é para contratos acima de R$ 80 mil, que durem mais que seis meses. Ela vale também para convênios, consórcios, concessões e parcerias público-privadas (PPPs) – inclusive em casos de dispensa de licitação.

Compliance

O compliance é o conjunto de normas e procedimentos para evitar desvios de função em empresas, como pagamentos de propinas e vantagens indevidas a servidores públicos ou fornecedores. Entre ações previstas está a implementação de sistemas de monitoramento interno e o desenvolvimento de planos anticorrupção nas empresas.

Leis semelhantes já existem em outros estados, como o Rio de Janeiro. Em território fluminense, empresas são obrigadas a manter um sistema de "investigação interna" desde outubro de 2017.

A obrigação também é uma das regras impostas pelo Ministério Público para fechar acordos após denúncias de corrupção, além de as empresas assumirem compromisso público de abandonar práticas irregulares e afastar controladores e executivos do comando.

(Com informações do G1)

Busca de Notícias