Últimas notícias

03/01/2018 10:58

França vai instalar telefone fixo em presídios para combater celular

Cerca de 20 mil celulares foram apreendidos em presídios franceses no primeiro semestre de 2017. Para combater o tráfico dos aparelhos dentro das prisões, o governo francês anunciou, nesta terça-feira (2), que pretende instalar telefones fixos nas celas ainda em 2018.


O Ministério da Justiça abriu licitações para a operação do serviço depois de testes bem-sucedidos em uma prisão em Montmédy, no Nordeste da França. Em julho de 2016, foram instalados telefones em cada cela do presídio, o que levou a uma queda de 31% no número de apreensões de celulares no primeiro semestre de 2017, em relação ao ano anterior.




"Os telefones aliviaram as tensões dentro da prisão. Essa medida ajuda com a reintegração social mantendo os laços familiares", destacou o Ministério.


Os detentos só podem realizar chamadas para até quatro números autorizados pelo juiz ou pela administração da penitenciária. As ligações custam cerca de R$ 3 por minuto.


O sistema prisional francês tem uma população de 70 mil detentos. Mais de 50 mil celas em 178 prisões devem ser contempladas com o serviço.


O grupo de advocacia francês "Observatório Internacional Prisional" saudou o movimento. "Um telefone em cada cela permite um grau de intimidade ao falar com os membros da família. Mais importante é o fato de que você pode ligar quando quiser para falar com os filhos depois da escola", disse François Bes, do Observatório.


Busca de Notícias