Últimas notícias

16/05/2018 15:05

Crescimento da cooperação internacional leva Lava-Jato a 55 países

A Operação Lava-Jato levou o País a aumentar, em nível nunca antes visto, o número de pedidos de cooperação internacional. Já foram 570 desde março de 2014, quando a primeira ação foi às ruas: uma solicitação a cada três dias. A estatística deve subir ainda mais com a última operação no Rio, a "Câmbio, Desligo", contra uma rede formada por doleiros. Eles movimentaram US$ 1,6 bilhão por meio de 3 mil empresas offshores sediadas em 53 países.

Os 570 pedidos feitos até o momento englobam 55 países e territórios autônomos, ou seja, um quarto do mundo foi, de alguma forma, atingido pela investigação do maior escândalo brasileiro. O número engloba tanto demandas feitas pelo Brasil a outras nações quanto a via contrária. Mesmo com quatro anos de operação, o número de pedidos vem aumentando.

Leia também: DNA em site leva à prisão de serial killer procurado há 40 anos

Suprema Corte dos EUA reduz alcance do ‘Alien Tort Statute’

65% dos presídios têm ocupação superior à capacidade máxima

As investigações são concentradas no Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça. Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal remetem suas demandas ao órgão, que as encaminha aos países. As solicitações envolvem, por exemplo, quebras de sigilo bancário, buscas, apreensões, depoimentos de testemunhas, bloqueios de bens e repatriação de ativos localizados no exterior.

"De início, havia muito mais pedidos do Brasil para os outros países. Nos últimos anos, as solicitações das outras nações crescem mais do que as nossas", diz Isalino Giacomet Júnior, coordenador-Geral de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal do DRCI.



Ao todo, 60% das demandas são feitas pelo Brasil a outros países e 40% vêm de fora — percentual incrementado por investigações sobre a Odebrecht no exterior.

Antes da Lava-Jato, a investigação que havia gerado maior quantidade de pedidos de cooperação, 186 no total, foi a Operação Banestado, deflagrada no início da década passada e que mirou doleiros. Quase todas as demandas foram para os Estados Unidos. Com o passar dos anos, os criminosos sofisticaram a lavagem de dinheiro, usando contas e offshores em vários países, para dificultar o rastreio do dinheiro.

Hoje, a maior parte dos pedidos brasileiros são dirigidos à Suíça, mas já foram direcionados a paraísos fiscais nem tão conhecidos, como a ilha de Curaçao, no Caribe. Foi quando a PF em Curitiba pediu uma quebra de sigilo bancário para subsidiar investigação de pagamentos de propina a agentes públicos como contrapartida pela formalização de contratos com a Petrobras.

Fonte: O Globo

Busca de Notícias