‘Desejo azar a vocês’, diz presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos

 

Ficou famoso o discurso do ministro do STF Luis Roberto Barroso aos formandos da turma de 2014 da UERJ, intitulado “A vida e o Direito: breve manual de instruções”. Com sabedoria e graça, Barroso contou cinco anedotas que tinham um moral cada uma (1. Nunca forme uma opinião sem ouvir os dois lados; 2. A verdade não tem dono; 3. O modo como se fala faz toda a diferença; 4. Seja bom e correto mesmo quando ninguém estiver olhando; 5. Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho e é preciso agradecer:https://goo.gl/beMPct)

Neste ótimo vídeo, o presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John G. Roberts, Jr., surpreende ao desejar “azar” aos formandos de 2017 do Ensino Fundamental de um colégio particular de elite – Cardigan Mountain School, entre os quais estava seu filho – e que os rapazes tenham mais desafios que sucesso. “Os paraninfos normalmente desejam boa sorte a vocês. Não farei isso e digo por quê. De vez em quando, nos próximos anos, espero que vocês sejam tratados de forma injusta, para que percebam o valor da justiça. Que sejam traídos, porque isso lhes ensinará a importância da lealdade. Lamento dizer, mas espero que fiquem solitários uma vez ou outra para que não tomem a amizade como algo garantido, líquido e certo.”

Roberts continua. “Desejo azar a vocês, de vez em quando, para que se tornem conscientes do papel da sorte na vida e entendam que o seu sucesso nem sempre é completamente merecido, assim como o fracasso dos outros também nem sempre é merecido. E quando tiverem derrotas, como terão, por vezes, que seu adversário se regozije, para que entendam a importância do espírito esportivo. Espero que sejam ignorados, para que conheçam a importância de escutar os outros. E que sofram apenas o suficiente para aprender a ter compaixão.”

Assista aqui.